Cincopes

on 23 julho 2024

PLANEJAMENTO - VOCÊ PENSA NO SEU PESSOAL?

“Ah, ser líder é ser bonzinho, paternalista. Eu sou o chefe, o comando é meu”.

Esse é a típica manifestação de quem desconhece o poder da liderança positiva.

Liderança está longe do típico paternalismo bonzinho, porque, muitas vezes, suas decisões podem cortar laços, romper barreiras e impulsionar mudanças inimagináveis.

Pessoal e profissionalmente, tive boas experiências ao perceber potenciais individuais, que mesmo vacilantes, cresceram e amadureceram com sucesso.

O líder tem confiança no potencial do colaborador e incentiva seu progresso com inteligência, sem gritos e sem temor.

Quando o dono do Botafogo, o empresário John Textor, transferiu o jogador Jeffinho para o Lyon, outro clube de sua propriedade, foi muito criticado, mas sua resposta mostra uma visão de líder que nos ensina muito.

“Muitos jogadores chegam aos clubes e dizem que vieram pelo projeto. Projeto é o alinhamento da liderança do clube com o desenvolvimento da carreira do jogador. Por isso mandei Jeffinho para o Lyon. As pessoas o viam como inexperiente por ter vindo de um clube menor, mas não era jovem, tinha 23 anos e já era pai”.

Se você não alinhar os desejos da empresa com os dos funcionários, prepare-se para um alto turn over.

A capacidade de perceber a hora de promover pessoas, deslocar funcionários, mesclar equipes e chacoalhar o time são importantes.

As empresas brasileiras ainda tem um déficit muito grande em seus planos de carreira, com promoções sempre verticais como coordenação, supervisão ou gerência, mantendo estruturas hierarquizadas baseadas na progressão pessoal. No mundo, é reconhecido o desenvolvimento técnico com a progressão em Y, usando o tempo de serviço, formação, qualificação ou o mérito para avanços salariais. É o investimento na progressão profissional do funcionário que não tem perfil ou não se adapta em novas funções, mas que tem  excelente capacidade profissional, com grandes vantagens à empresa.

O açúcar só adoça o café com movimentos desordenados da colher.