Cincopes

on 14 julho 2024

POLÍTICA - VIOLÊNCIA CHEGA AO PÓDIO

“Strong and wrong beats the weak and right” (o forte e errado supera o fraco e certo), Bill Clinton

Esta frase do ex-presidente norte-americano, Bill Clinton, em 2002, foi usada como justificativa a derrota dos Democratas nas eleições parlamentares diante da reação enérgica e violenta do presidente George Bush ao ataque terrorista do 11 de setembro do ano anterior.

When people are feeling insecure they'd rather who is strong and wrong rather than somebody who is weak  and right (Quando as pessoas se sentem inseguras, preferem quem é forte e errado do que alguém que é fraco e certo).

A frase completa de Bill Clinton explica um pouco da estratégia da extrema-direita em todo o mundo. Eleger um inimigo ou inimigos que devem ser exterminados a qualquer custo em nome de palavras de ordem que não tem relação com a realidade.

Líderes muito fortes ou muito fracos podem ser um perigo à democracia e esse é o grande dilema do eleitor norte-americano. Trump tem um perfil de líder autoritário e autocrata frente ao perfil democrata forte, mas não decisivo de Biden.

Se o Capitólio tivesse o mesmo perfil do Congresso brasileiro, Biden seria seu refém como aconteceu com o capitão ex-presidente brasileiro diante de sua fragilidade política.

Na eleição presidencial nos EUA, o índice de rejeição dos candidatos é alto por motivos diferentes e o atentado deve servir de combustível para diminuir a rejeição a Trump, único meio de ele ter chance de vencer a eleição porque não tem mais margem para avançar junto ao eleitorado, ao contrário de Biden.

Para Trump, essa não é uma nova eleição, mas a tentativa de deslegitimar a vitória de Biden em 2020, porque “perdedor” não existe em seu vocabulário. Uma nova derrota em 2024 terá consequências inimagináveis em sua vida e talvez no país.

Trump foi vítima de seu discurso, mas ganhou cobertura majoritária na mídia, tomou conta das redes sociais e causou comoção nacional que, além de impulsionar sua campanha, diminuem a força das críticas direcionadas a ele e coloca em segundo plano os processos judiciais que enfrenta. Não se ataca o animal ferido.

O vírus desse espírito belicoso norte-americano se espalhou pelo mundo.

Criar inimigos e fantasmas espalha o medo e a insegurança que justificam a opção pelo forte, mesmo errado. A estratégia é mundial e atos isolados de malucos, repercutidos com esperteza servem para isso, seja tiro ou tiro.

Nesta guerra, forma (postura) vence conteúdo (discurso).