Cincopes

on 09 julho 2024

PLANEJAMENTO - SABER PEDIR

Realmente importa a maneira como você trata funcionário ou cliente, porque cuidar das pessoas, faz parte do negócio.

O relacionamento interpessoal pressupõe respeito à cultura, princípios e filosofia das individualidades e a forma como você se posiciona pode ajudar muito na conquista e envolvimento da equipe.

Quando você informa, mobiliza. Quando envolve, motiva. Quando inspira, arrasta. Quando define metas plausíveis e realizáveis, o time se engaja.

Antes de propor um trabalho, saiba as respostas para algumas perguntas.

Você sabe o quê pedir? Até que ponto as metas e objetivos são claros e alinhados com as perspectivas do mercado e não com os seus? Você quer a entrega de resultados ou que o funcionário se entregue? Tem noção do esforço para chegar a um resultado satisfatório? Pode precisar o tempo necessário para que se concretize? Calcula quantas pessoas terão que se envolver no processo? Como envolver as pessoas para que tenham um papel proativo?

Atualmente, é comum nas grandes corporações multinacionais as expressões tachless (direto ao ponto) ou let's get down to business (vamos ao que interessa) para expressar a importância da objetividade na melhora da qualidade, no aumento da produtividade e na saúde mental dos funcionários.

O excesso de meetings, reuniões infrutíferas, planilhas complexas e a burocratização dos processos faz o tempo dedicado à busca de soluções cada vez menor, causando impacto no stress e criatividade

Sempre que apresentar um projeto ao time, lembre-se de que você é motivador, inspiração e que suas orientações devem ser tecnicamente corretas, moralmente aceitáveis, eticamente justas e sempre legais.

Não tema fazer pesquisas de satisfação entre a equipe após a conclusão de um trabalho ou periodicamente. Você vai entender melhor qual a percepção que eles têm sobre os objetivos do negócio e a conscientização/impacto/propriedade do funcionário sobre esses objetivos.

Uma forma de incentivar a qualificação e equalizar o nível de conhecimento entre os membros do grupo é fazer pequenos encontros com outros profissionais da empresa ou de fora para um papo informal. Visões de mundo diversas, experiências em outros campos, entender seu impacto em outros setores, exemplos de sucesso e pautas de atualidade, não necessariamente profissionais, podem agregar conteúdo pessoal e profissional. É uma iniciativa que  fortalece o espírito de equipe, melhora a retenção, diminui a rotação, facilita a integração e melhora a segurança psicológica individual e do grupo.

No final, você terá uma visão geral sobre o espírito pessoal e uma percepção sobre o lado humano de cada um.

Saber pedir é uma arte!

 

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