Cincopes

on 16 março 2023

PLANEJAMENTO - PESSOAS E AMBIENTE

Você desenhou um ambiente ergonômico, agradável e funcional para sua equipe, seja ele presencial, teletrabalho, híbrido ou home office?

Muitas empresas e líderes ainda têm as mesmas fórmulas para gerir pessoas, mesmo com a evolução para ambientes diversos, difusos, multietários e inovadores.

O ser humano é gregário, gosta de estar em grupo porque se fortalece e nesse caso, o ambiente pode ser uma ameaça ou um recurso.

Primeiro é preciso entender que ambiente não é o espaço físico. Ele envolve relacionamento, liberdade, autonomia, liberdade e respeito. O líder deve usar sensibilidade e empatia na gestão de interesses, necessidades, competências, responsabilidades e habilidades com foco no resultado factível. Isso passa pelo reconhecimento e gratidão sensata, porque não se pode falar em time, trabalho em equipe, com meritocracia individual.

O ser humano tem hábitos e é um eterno insatisfeito e canalizar essa insatisfação para tornar cada colaborador um realizador é a base do sucesso. Chamo isso de insatisfação positiva.

Hoje, ambientes diferentes convivem na mesma empresa. Algumas áreas seguem o ambiente tradicional de modelos conservadores, em outras, geralmente ligados à tecnologia e à criatividade, os ambientes são informais e, há aqueles onde convivem o tradicional e o inovador, mas o comum em todos eles são as pessoas.  Hoje, a maioria dos profissionais tem um perfil em que predomina o desapego, pessoas que optaram por não ter carro, casa própria, adeptos do homework e que investem em si mesmo.  Seus vínculos são com as pessoas, o time, não com o trabalho ou a empresa. Prova disso é que as pessoas saem da empresa e não perdem o convívio e até indicam ou recomendam oportunidades aos ex-colegas.

Dois pontos importantes:

Primeiro, se há dificuldades para gerir um colaborador, isso mostra que a liderança tem problemas ou é sinal de que o processo de seleção e recrutamento precisa ser aprimorado.

Segundo, mudanças sempre acontecem e elas podem ser lineares, caóticas ou abruptas.

Compete ao líder fazer essa transição com sabedoria e baixo risco.