Cincopes

on 01 março 2023

PUBLICIDADE - A VEZ DOS PEQUENOS

 Pequenas empresas, grandes soluções.

O setor de prestação de serviços e comércio vive uma mudança que se acentuou na pandemia e acelerou pós pandemia.

Indústrias e negócios exponenciais que precisam de grandes mercados e muito capital continuarão nas mãos de grandes corporações e oligopólios, mas todas criaram seus próprios hubs de inovação.

Os casos das Americanas, Livraria Cultura, Ricardo Eletro, Lojas Marisa, TokSotk são apenas alguns exemplos e o problema não é apenas má gestão e fraude, envolve uma mudança de comportamento do cliente e do consumidor.

No setor de supermercados, redes locais ou regionais mostram vigor diante das grandes redes. No Rio Grande do Sul, redes como Asun (Asun e LeveMais), Imec (Imec e Desco) e Unidasul (Rissul, Suprimix, Macromix e outros) mostram apetite apostando em relacionamento próximo às comunidades.

No setor de transporte de passageiros, grandes empresas de ônibus esperneiam diante da chegada do baixo custo e flexibilidade da Flixbus, Buser e Wemobi no transporte intermunicipal e interestadual.

Na mobilidade urbana, Garupa, LadyDrive, Fábrica704, InDrive, DriveMachine e Taximachine fogem do confronto com Uber e 99, criando suas próprias soluções e modelos de negócios e atuando com marca própria ou através de parceiros para atender pequenas e médias cidades.

As grandes livrarias também perdem espaço. Saraiva e Cultura tropeçam e pequenas livrarias de rua como Bamboletras, Santos, Baleia, Cirkula, Calle Corrientes e outras avançam no mercado gaúcho investindo em nicho, qualidade e soluções inovadoras no relacionamento com o cliente.

No setor de serviços, grandes empresas de meios de pagamento e cartões veem sua seara invadida por novos concorrentes apoiados em tecnologia e valor agregado. Na área de benefícios corporativos, Flash, Caju, Swile oferecem soluções que facilitam a vida das pequenas e médias empresas, principalmente na gestão de pessoas. E empresas de tecnologia, como IFood e bancos, também ciscam nesse terreiro apoiados em grande portfólio, capilaridade e recursos financeiros.

Há muitos exemplos em outros setores e mostra que visão de futuro, gestão financeira sólida, equipe engajada e talentosa, investimento em tecnologia e inovação e estratégias eficazes no relacionamento e fidelização do cliente podem garantir a sua sobrevivência.

O dilema das grandes empresas é como se manter grande e se movimentar com a agilidade e a capacidade de inovação dessa concorrência competente em seduzir, conquistar, surpreender e reter o cliente.

A realidade mostra que pequenas empresas têm grandes soluções.