Cincopes

on 27 março 2023

PROSA - DEMOCRACIA

Não garante a eleição dos melhores, mas evita que os ruins permaneçam.

O Estado se sustenta sobre o tripé Executivo, Legislativo e Judiciário, que nem sempre andam juntos.

Executivo e Legislativo são temporários, transitórios e afetados imediatamente pela ação ou reação da sociedade.

No Judiciário, os efeitos da repercussão social demoram mais a serem aplicados porque é preciso esperar que as mudanças se consolidem culturalmente na sociedade.

Ele é o guardião das regras, resguardando a Constituição e protegendo os direitos individuais e da sociedade, não permitindo que os outros poderes ultrapassem os limites constitucionais.

Se assim não fosse, o capitão teria realizado o seu sonho de jogar fora das "quatro linhas da Constituição". Essa citação soava como justificativa pra não realizar seu intento e sempre vinha carregada de um sentimento de frustração.

Governos sempre serão socialistas ou liberais, progressistas ou conservadores, populistas ou desenvolvimentistas, mas o judiciário sempre será o fiador da democracia.

Leis não são frias, o Direito (com maiúscula) é da área das ciências jurídicas e sociais. Como disse Shakespeare, “justiça sem amor, não é justiça, é vingança”.

Para que a sociedade viva, pratique e aprimore a Democracia, precisamos colocar no currículo escolar e ensinar o que é, como aperfeiçoar e como conviver com ela. E qual tratamento dispensar aqueles que querem ou tentam destrui-la.

Democracia deve ser um tema de discussão permanente em grupos de amigos, mesas de bar, seminários, congressos, escolas, sindicatos, associações de bairro, enfim, em qualquer lugar.

De tanto trocar os ruins, um dia elegeremos os bons.