Negócios são em resumo a capacidade de decidir e a qualidade da sua comunicação.
A decisão envolve o pensar,
reunir dados e informações, organizar, planejar e estruturar um plano e executá-lo.
É pura TÉCNICA.
A comunicação é a capacidade
de se fazer entender através de um discurso simples, objetivo e envolvente para
mobilizar e seduzir. É pura ARTE.
A gestão é a habilidade de aplicar técnica e arte na mobilização da equipe e na qualidade do seu relacionamento com o cliente.
A melhor maneira para facilitar o sucesso é definir prioridades e dar importâncias
às tarefas.
Como regra: Importante e Urgente, EXECUTE; Importante, Não Urgente, PLANEJE; Não Importante, Urgente, DELEGUE e, Não Importante, Não Urgente, ELIMINE.
Tenha como mantra, não se envolver nos pequenos problemas e nunca permitir que se tornem um problemão. Delegue a resolução para quem conhece a área e convive com a solução. Sim, 99% das vezes, a solução está dentro de casa.
Por melhor que sejam as competências, conhecimento e técnica, está na
comunicação com sua equipe o grande diferencial do verdadeiro líder. A
capacidade de ser objetivo, empático, confiável, motivado, coerente e
respeitoso faz com que a equipe supere metas e objetivos.
Estas são algumas atitudes que diferenciam o líder do chefe.
Transparência e Clareza:
Descomplica, transforma em simples o complexo. Tem alta capacidade de adaptar
sua comunicação de acordo com o interlocutor. Um líder forte entende que as
pessoas são diferentes com problemas, sentimentos e necessidades diversas.
Confiante
e Confiável: Os termos só parecem iguais. O confiante demonstra
autoconfiança nos seus conhecimentos e nas suas habilidades, além de acreditar
no projeto. Uma atitude que o torna confiável à equipe e facilita a aceitação
de sua liderança e proposta de trabalho. O verdadeiro líder nunca está off no ambiente de trabalho.
Respeito e Empatia: Respeito é
chave nas relações humanas. O líder deve respeitar diferenças culturais, etárias,
gênero, experiência e a forma de expressão de cada um, respeitando,
incentivando e valorizando a participação de todos. Líderes eficazes ouvem a
todos sem preconceitos e potencializam os pontos fortes de cada colaborador.
Objetivo e Energia:
Quanto mais complexo o projeto, maior o risco de choques individuais ou entre
equipes. A disposição, disponibilidade e habilidades motivacionais do líder são
fatores fundamentais à disciplina construtiva e coesão em torno das metas. Exerça
a autoridade sem ser autoritário.
Coerente e Flexível: Mantenha suas características pessoais sem perder a capacidade de se adaptar às necessidades do time. Imprevistos são inevitáveis e a maneira como você age durante a crise pode fortalecer ou abalar sua liderança. É a hora de mostrar flexibilidade, adaptabilidade, bom senso e maturidade na tomada de decisão diante do grupo e dos gestores.
Seguir esses passos ajudam na melhoria da gestão e podem resultar na conquista de objetivos sem sobressaltos.
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