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on 10 janeiro 2024

PLANEJAMENTO - DECIDIR E COMUNICAR, TÉCNICA E ARTE

Negócios são em resumo a capacidade de decidir e a qualidade da sua comunicação.

A decisão envolve o pensar, reunir dados e informações, organizar, planejar e estruturar um plano e executá-lo. É pura TÉCNICA.

A comunicação é a capacidade de se fazer entender através de um discurso simples, objetivo e envolvente para mobilizar e seduzir. É pura ARTE.

A gestão é a habilidade de aplicar técnica e arte na mobilização da equipe e na qualidade do seu relacionamento com o cliente.

A melhor maneira para facilitar o sucesso é definir prioridades e dar importâncias às tarefas.

Como regra: Importante e Urgente, EXECUTE; Importante, Não Urgente, PLANEJE; Não Importante, Urgente, DELEGUE e, Não Importante, Não Urgente, ELIMINE.


Tenha como mantra, não se envolver nos pequenos problemas e nunca permitir que se tornem um problemão. Delegue a resolução para quem conhece a área e convive com a solução. Sim, 99% das vezes, a solução está dentro de casa.

Por melhor que sejam as competências, conhecimento e técnica, está na comunicação com sua equipe o grande diferencial do verdadeiro líder. A capacidade de ser objetivo, empático, confiável, motivado, coerente e respeitoso faz com que a equipe supere metas e objetivos.

Estas são algumas atitudes que diferenciam o líder do chefe.

Transparência e Clareza: Descomplica, transforma em simples o complexo. Tem alta capacidade de adaptar sua comunicação de acordo com o interlocutor. Um líder forte entende que as pessoas são diferentes com problemas, sentimentos e necessidades diversas.

Confiante e Confiável: Os termos só parecem iguais. O confiante demonstra autoconfiança nos seus conhecimentos e nas suas habilidades, além de acreditar no projeto. Uma atitude que o torna confiável à equipe e facilita a aceitação de sua liderança e proposta de trabalho. O verdadeiro líder nunca está off no ambiente de trabalho.

Respeito e Empatia: Respeito é chave nas relações humanas. O líder deve respeitar diferenças culturais, etárias, gênero, experiência e a forma de expressão de cada um, respeitando, incentivando e valorizando a participação de todos. Líderes eficazes ouvem a todos sem preconceitos e potencializam os pontos fortes de cada colaborador.

Objetivo e Energia: Quanto mais complexo o projeto, maior o risco de choques individuais ou entre equipes. A disposição, disponibilidade e habilidades motivacionais do líder são fatores fundamentais à disciplina construtiva e coesão em torno das metas. Exerça a autoridade sem ser autoritário.

Coerente e Flexível: Mantenha suas características pessoais sem perder a capacidade de se adaptar às necessidades do time. Imprevistos são inevitáveis e a maneira como você age durante a crise pode fortalecer ou abalar sua liderança. É a hora de mostrar flexibilidade, adaptabilidade, bom senso e maturidade na tomada de decisão diante do grupo e dos gestores.


Seguir esses passos ajudam na melhoria da gestão e podem resultar na conquista de objetivos sem sobressaltos.