Cincopes

on 23 janeiro 2024

POLÍTICA - PREFEITO: BÚSSOLA OU RELÓGIO

Em 2024, não teremos uma campanha tradicional, mas um permanente debate entre o candidato e o eleitor. A situação política local e a tentativa de nacionalizar o debate dificultará esse diálogo porque você terá que ter mais respostas que propostas.

Você tem noção da situação econômica e financeira do município? Você entende os desejos da população? Conhece o potencial e as alternativas para o desenvolvimento local? Sabe quais são as deficiências que podem impedir o sucesso de seus planos? Pode gerir uma coligação que permita implantar seus projetos e cumprir suas promessas? Tem uma rede de comunicação ágil, aberta e interativa?

Se você responder com absoluta convicção estas perguntas, você tem grande chance de montar uma estratégia eleitoral convincente, boas chances de vitória e possibilidade de fazer um bom governo.

Quando você define suas metas, também precisa definir um ritmo administrativo, sob pena de ser cobrado antes de estar preparado para apresentar os resultados. E aqui não é o caso de ser RELÓGIO ou BÚSSOLA, mas de ser capaz de andar no ritmo desejado –- sem perder a meta.

Ao ajustar pela BÚSSOLA, você determina aonde quer chegar. Qual o objetivo a ser alcançado e o rumo que deve ser dado ao programa de governo.

Se optar pelo RELÓGIO, o tempo é mais importante que a meta, situação comum em casos de calamidade ou necessidades muito urgentes em áreas com índices muito altos de inoperância ou insatisfação coletiva.

Ajustar sua administração por esses dois fatores permite que o governo possa gerir com competência os recursos e atenda de maneira positiva os anseios da sociedade.

Para montar seu plano de governo, reúna sua equipe com parceiros, profissionais e técnicos e avalie de forma realística a situação, sem preconceitos ou pudor. De posse dessas informações, você decidirá quais projetos devem obedecer ao relógio, quais seguirão a bússola e definirá as prioridades para cada um eles.

E não menospreze a capacidade do eleitor, ele sabe e conhece os problemas melhor que qualquer político, mas, também, podem ser instrumentalizados por grupos, contra ou a favor.

Com as ferramentas de transparência administrativa e a agilidade das redes sociais, informações podem ser contestadas em segundos e transformar uma marola num tsunami, uma verdade em mentira ou vice-versa.

Todos os municípios passam por dificuldades e antes de fazer promessas, você terá que decidir com precisão quando sua administração dará prioridade à bússola e quando obedecerá ao relógio. Essa decisão será um argumento poderoso na arte do convencimento do eleitor, extremamente atento às mentiras eleitorais.

Se você não fizer isso, muito provavelmente será atropelado pelo relógio político e perderá o rumo da bússola do sucesso.