Cincopes

on 22 janeiro 2024

PLANEJAMENTO - NEM ENEL, NEM EQUATORIAL

Dois fatos ocorridos recentemente tomaram as manchetes na imprensa e mobilizaram as redes sociais do país pelo impacto causado na vida da população.

Os estragos causados pelas condições climáticas que culminaram com a suspensão por um longo período do fornecimento de energia na capital paulista e na capital gaúcha mobilizaram a opinião pública, geraram ondas de protestos e mostraram como é frágil a fiscalização sobre os serviços concedidos.

De lição ficou a importância da comunicação e de planejamento para enfrentar imprevistos e tragédias.

De triste, a constatação da completa falta de preparo e de compromisso desse tipo de empresa com o consumidor.

É fato que empresas que dominam pelo monopólio ou oligopólio têm como último compromisso o cliente. Sua subordinação aos acionistas e aos bônus dos C-Level é que ditam a política das empresas.

Essa atitude por parte das empresas é devido a segurança quanto a ganhos e a situação de refém do cliente. Por mais que esteja insatisfeito, não pode procurar outro fornecedor ou pressionar política e juridicamente a prestadora do serviço.

No Brasil, serviços públicos privatizados têm luxos e regalias inimagináveis em qualquer lugar do mundo, como a garantia de lucro, por exemplo. Nas privatizações, é dada a garantia de rentabilidade, paga com dinheiro da população se por qualquer motivo não houver equilíbrio financeiro. Como as auditorias e planilhas de custos são misteriosas ou facilmente manipuláveis, graças a omissão e leniência dos órgãos fiscalizadores, a verificação dos dados reais é praticamente impossível.

E não há qualquer compromisso com metas de expansão, regras para margem de lucro, cronograma de universalização do serviço, pronta resposta, SLA para suporte ou retomada dos serviços e índices mínimos de satisfação do cliente com penas justas pelo não cumprimento, pecuniárias ou não.

Elas sempre estão a salvo, isentas e seguras por suas ligações políticas e gigantismo.

Mas o que isso tudo tem a ver com você e sua empresa?

Sua empresa não é uma Enel, Equatorial, concessionária de telefonia, rodovias, aeroportos, água ou qualquer serviço público concedido ou autorizado.

Seu cliente é sua majestade e deve ser tratado com respeito, com um programa de comunicação e relacionamento que garanta sua fidelização e valorize sua marca.

Afinal, ele sabe que seu CPF é objeto de desejo do seu concorrente.