Cincopes

on 30 janeiro 2024

PROPAGANDA - GERAÇÃO C

A Geração C não tem idade, não pode ser categorizada, é obstinada e dividida em tribos.

Para se conectar a eles é preciso se concentrar no que é importante, não individualmente, mas à tribo. É um grupo intergeracional com builders, bayboomers, X, Y, Z e Alfa convivendo em harmonia e se mobilizando democraticamente.

Sua principal característica é a sensatez virtual, sendo a compra uma atitude cultural, não o consumo puro e simples. Muitos dizem que é “mimimi”, quando na verdade é uma geração com propósitos que muitos não entendem. Novos tempos, novos hábitos, novos conceitos!

Os problemas do planeta – guerra, desigualdade, sustentabilidade, ODM, ODS preconceitos e os problemas criados pela volatilidade financeira se tornaram fator de união e consciência, fazendo o grupo se manifestar em sincronia, contra ou a favor de marcas em todo o mundo.

Eles estão conectados por conceitos, estilo de vida e mentalidade colocando em risco as marcas que não se antenarem ao poder de mobilização e consciência dessa turma.

É chamada de Geração C por ter como base o criar, conectar, curadoria e comunidade.

Criar – É uma comunidade sem fronteiras que gera conteúdo original, plural e democrático, compartilhado por meio de hashtags e filtros, ferramentas poderosas na difusão e velocidade de mobilização. Em minutos, a comunidade está informada, posicionada e pronta para a ação.

Curadoria – Cada membro é um curador. O conteúdo é compartilhado se há relevância e conexão cultural ou emocional com propósitos do grupo. As interações e reações são seus validadores.

Comunidade – Estão conectados por multiplataformas e diferentes canais. Sua comunidade pessoal - amigos, seguidores ou familiares, podem ser membros de várias outras, fazendo o sentido de comunidade ser mais representativo se chamarmos de aldeia global.

Conectar – São multitarefas e a rede faz parte de sua vida. Estão sempre conectados e atentos aos temas, discussões e movimentos que acham relevantes. A interação social virtual é tão importante quanto a interação política.

É uma geração sensível e flexível, preparados para aceitar ou rejeitar mudanças rapidamente. Tem desapego a tudo que não atende mais seus propósitos.

Em raros momentos da história houve essa capacidade de mobilização e é preciso entender esse novo consumidor.

Antes, a busca era pelo CPF. Hoje, a chave é a cultura. O desejo pessoal está conectado com propósitos e vida social. Uma ação individual pode, rapidamente, incluir ou excluir você numa comunidade.

Tenha especial atenção com alguns pontos.

ESG: A Geração C é mais consciente e adota práticas conscientes no estilo de vida.

Relacionamento Personalizado: Atenção é tudo, preza experiências marcantes e relacionamentos que entendam e atendam suas necessidades.

Jornada Simples: O ato de compra não pode ser uma maratona porque esse consumidor valoriza seu tempo. A reciprocidade pode ser conquistada por gamificação, assinatura, fidelidade e logística ágil e segura.

Responsivo, Amigável e Seguro: usar soluções que automatizem a maior parte da jornada, garantir a segurança dos dados do cliente e dar acesso às suas informações e relatórios com seu histórico de interações.

Quando a Geração C tem confiança no relacionamento, fica mais propensa a se envolver com sua marca e a permanecer leal no longo prazo.

Essa turma tende a se perpetuar e ser cada vez maior e mais influente. Enquanto outros grupos eliminam naturalmente os diferentes, a Geração C é democrática e tem um grande poder de se alimentar de novos propósitos e crescer.