Cincopes

on 12 março 2024

PLANEJAMENTO -DANEM-SE OS GOVERNOS

Governos sempre existirão, seja de esquerda, direita, centro, liberais, ultraliberais, socialistas, comunistas, verdes e tantos outros. Se você ficar preocupado com o governo, não terá tempo para cuidar de sua empresa.

Governos, sejam municipais, estaduais ou federal, têm prazo de validade e a alternância é definida pela sabedoria popular através do voto. Periodicamente, a sociedade escolhe suas demandas, necessidades e prioridades, e o pêndulo ideológico, a única certeza em regimes democráticos, acontece de acordo com seu nível de satisfação.

Sua empresa é muito maior que qualquer governo, ela existe para florescer, crescer e se perpetuar. Ela prescinde de sazonalidade ou mandato, a cada dia ela deve estar mais sólida e inserida na comunidade.

Empresas são superiores às políticas e devem ser preparadas para se adaptar com rapidez as regras do momento. E o empresário deve ter calma na tempestade, ousadia na urgência e serenidade na tomada de decisão. Arroubos e reações intempestivas podem colocar em risco o seu planejamento estratégico e a reputação da empresa.

Para navegar na incerteza, a empresa deve ter uma estrutura ágil e flexível, custos sob controle e uma ampla visão de mercado. Os colaboradores devem entender o funcionamento da engrenagem que gera receita, o papel individual de cada um, a responsabilidade de cada setor e ter percepção clara sobre seu mercado, seja o cliente individualmente, seja a comunidade onde está inserida.

Essa integração permite mobilidade interna rápida em casos de substituições temporárias ou promoções, desperta o interesse do funcionário horizontal e incentiva a criatividade coletiva com a implantação de soluções conjuntas e compartilhadas que facilitam a integração entre setores.

Ter preferências políticas pessoais é natural e elas devem ser expostas com cuidado, porque o empresário é uma referência comunitária e formador de opinião. Se manifestar sobre decisões macroeconômicas sem entender os meandros da política, não ter todos os dados e as implicações presentes e futuras pode colocar em risco a credibilidade do próprio empresário.

Defender sempre, atacar nunca.

Associações empresariais e sindicatos patronais são os interlocutores com o poder público em todos os níveis, seja na disputa política ou na formulação de políticas setoriais e econômicas.

A participação do maior número de associados resulta no fortalecimento da entidade e dá respaldo político à sua atuação.

Apoie suas entidades, participando dos debates, apresentando propostas, fornecendo dados e sugerindo ações para aumentar a representatividades e o peso político de suas instituições. Seu envolvimento ativo na entidade fortalece todo o setor.

Danem-se os governos não é uma expressão de rebeldia ou defesa da anarquia, é um brado de sensatez em gestão.

Nem sempre a omissão é um pecado, às vezes ela é apenas o silêncio da sabedoria.