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on 19 março 2024

PLANEJAMENTO - LIDERANÇA NA INCERTEZA

A era da incerteza é um desafio complexo à liderança, exigindo flexibilidade, adaptabilidade, dinamismo e feeling para gerir um ambiente em permanente mudança.

Entre os principais riscos estão a instabilidade econômica, crise climática, mudanças geopolíticas, a velocidade da evolução tecnológica, novas atitudes do cliente e um novo nível de relacionamento com o colaborador.

É preciso um blend de empatia, ousadia, flexibilidade e criatividade para gerenciar equipes multidisciplinares e diversas com sucesso.

Sua aplicação com sucesso exige uma comunicação transparente e aberta. O conhecimento de todos os pontos e variáveis, a relevância de seu papel e metas claras e reais facilitam a preparação e o engajamento do time para enfrentar crises ou desafios inesperados.

Em contrapartida, é preciso a capacidade de adaptação e pronta resposta do líder para que a equipe mantenha a confiança na sua liderança.

Um ambiente de crise é naturalmente estressante, a ansiedade e o abalo emocional geram efeitos no bem-estar e na vida pessoal. Uma boa dose de empatia e inteligência emocional pode mitigar o problema e aliviar a pressão.

É um momento em que o líder tem os pés no presente e o olhar no futuro. Suas decisões de curto prazo não podem perder o foco nos objetivos de longo prazo.

Crises são um desafio à criatividade, incentivam o desenvolvimento de soluções inovadoras, aguçam o surgimento de novas ideias e ativam o poder do grupo de pensar junto, afinal, todos estão no mesmo barco. Muitas soluções de sucesso surgiram durante crises graças a líderes que ousaram e aceitaram ideias disruptivas.

Os manuais de gestão de pessoas devem ter um capítulo atualizado com propostas de aprendizagem contínua, treinamento e qualificação de colaboradores, capacitação e equalização tecnológica, desenvolvimento profissional e as competências necessárias para gerir equipes multidisciplinares e diversas.

Não há espaço para empresas sem equipes representativas do estrato da sociedade, levando para os grupos de discussão e criativos, os temas e a visão social do cliente.

Cumprir esses requisitos não garante o sucesso, mas são importantes na redução de riscos, proatividade do capital humano e na agilidade e resiliência organizacional para superar adversidades preservando a reputação corporativa.

O líder não está de fora, está no centro, cercado por pessoas com habilidades em gerar soluções provocadas, compartilhadas e validadas por ele.