Cincopes

on 28 março 2024

PROSA - QUEBRA-CABEÇAS DA IGNORÂNCIA

 “Um homem que não lê, não tem vantagem alguma sobre aquele que não sabe ler”, Mark Twain.

Não somos representativos da sociedade em geral, seja individualmente ou em grupos sociais.

Nossa ignorância tem origem em nosso entorno, nossa vida social e nossa clausura. Não somos diversos, convivemos com pessoas que pensam e agem de forma semelhante.

Ninguém nasce preconceituoso, racista ou extremista, é moldado pelo mundo em seu entorno.

Sair dessa bolha é criar empatia, entender os diferentes dentro de sua realidade, não na nossa. Essa atitude nos dá compreensão para poder avaliar e julgar.

Segundo Hans e Ola Rosling, pai e filho, fundadores da Gapminder Foundation, esse é o quebra-cabeças da ignorância.

Nossa ignorância está relacionada ao lugar onde moramos, grupos sociais que participamos, escola e ambiente de trabalho e, nesses locais, perfeitos para socializar e ampliar conhecimento, não há diversidade, além da própria natureza humana sempre nos aproximar de semelhantes.

As próprias notícias são assim. Há milhões de fatos diários, mas o que vira notícia ou manchete são definidos por poucos, baseados em seus interesses pessoais, políticos e comerciais.

E as redes sociais criaram um outro mundo que subverte a realidade, colocando as pessoas e grupos num universo paralelo baseado em seus desejos, conceitos, ideologia e filosofia. Tudo que questiona seus princípios é amplificado, falso, mentiroso e um risco à sua integridade mental e cidadã. Tudo o que você teme, tende a exagerar, gerando tensão, medo e reatividade desproporcional, sem motivo ou fato real.

A sabedoria grega pregava que quanto maior o raio de conhecimento, maior a circunferência da sensação de ignorância. Quanto menor o raio de conhecimento, menor a circunferência da sensação de ignorância.

Em resumo, quanto menos sabe, mais acha que sabe. A esses, a internet deu voz.

Não somos o mundo, somos parte do mundo. E nos entender dentro dele nos dá a dimensão de nosso papel e nossa ignorância.

Ignorância é produtiva quando reconhecida e motivadora da busca do conhecimento fora de nosso mundinho.

Isso nos faz melhor, mais humanos e felizes.

Corra pra fora da caverna!