Definir um plano para compartilhar o valor do negócio no momento oportuno, para as pessoas certas e pelo meio correto é a síntese da COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA.
Ela é importante para mitigar
danos, transformar valor em receita, aproximar a imagem real da projetada,
promover uma agenda ou tema, integrar grupos ou perfis de clientes, captar e
reproduzir percepções positivas e valiosas.
Seu objetivo geral é construir uma reputação
corporativa positiva, consolidar sua marca
e posicionar a empresa no mercado conquistando o respeito da opinião pública.
Inicia como um plano e se transforma num programa permanente, ágil, flexível e atualizável, com reflexos no planejamento
comercial, endomarketing e no plano de comunicação.
Os resultados não são imediatos e alguns princípios fundamentais devem ser respeitados em sua construção.
- Objetivo - ter metas e
objetivos claros baseados em sua proposta e no perfil do público-alvo.
- Preciso – é um
relacionamento afirmativo e a mensagem deve ter credibilidade, relevância e
precisão. Tenha uma equipe diversificada para tratar conteúdos, diminuindo o
risco de má interpretação ou dubiedade.
- Consistente – as ações devem
ser fruto de análise, pesquisa, planejamento e preparação da equipe. A
consistência é mantida com pesquisas e questionários periódicos de feedback.
- Foco – mensagens
direcionadas corretamente, no momento certo e de acordo com a forma como seu
cliente consome sua marca. Avaliar e definir pontos de contato, ajustando a
forma ao momento e disponibilidade do consumidor.
- Engajamento – mobilizar
público interno e externo em torno de objetivos comuns desejados e aceitos por
todos. Ouvir também é uma forma de
incentivar o engajamento,.
- Controle – definir metas,
indicadores e cronograma de revisão e atualização. O dinamismo das relações e a
celeridade com que podemos ser atropelados pelos fatos exige acompanhamento
permanente e capacidade de pronta resposta ou correção de rumos.
As informações devem estar nas mãos de pessoas que tenham afinidade ou sejam atingidas pelo
assunto para agilizar a compreensão
e encaminhamento da solução, porque só é estratégico quem participa da estratégia.
É uma ferramenta de transparência
e confiança que motiva o time, construída
com base em seus valores e como eles
são apresentados e vividos.
Comunicação estratégica evita que uma vírgula se transforme no ponto final de uma relação.
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