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on 05 março 2024

PUBLICIDADE - COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

Definir um plano para compartilhar o valor do negócio no momento oportuno, para as pessoas certas e pelo meio correto é a síntese da COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA.

Ela é importante para mitigar danos, transformar valor em receita, aproximar a imagem real da projetada, promover uma agenda ou tema, integrar grupos ou perfis de clientes, captar e reproduzir percepções positivas e valiosas.

Seu objetivo geral é construir uma reputação corporativa positiva, consolidar sua marca e posicionar a empresa no mercado conquistando o respeito da opinião pública.

Inicia como um plano e se transforma num programa permanente, ágil, flexível e atualizável, com reflexos no planejamento comercial, endomarketing e no plano de comunicação.

Os resultados não são imediatos e alguns princípios fundamentais devem ser respeitados em sua construção.

- Objetivo - ter metas e objetivos claros baseados em sua proposta e no perfil do público-alvo. 

- Preciso – é um relacionamento afirmativo e a mensagem deve ter credibilidade, relevância e precisão. Tenha uma equipe diversificada para tratar conteúdos, diminuindo o risco de má interpretação ou dubiedade.

- Consistente – as ações devem ser fruto de análise, pesquisa, planejamento e preparação da equipe. A consistência é mantida com pesquisas e questionários periódicos de feedback.

- Foco – mensagens direcionadas corretamente, no momento certo e de acordo com a forma como seu cliente consome sua marca. Avaliar e definir pontos de contato, ajustando a forma ao momento e disponibilidade do consumidor.

- Engajamento – mobilizar público interno e externo em torno de objetivos comuns desejados e aceitos por todos. Ouvir também é uma forma de incentivar o engajamento,.

- Controle – definir metas, indicadores e cronograma de revisão e atualização. O dinamismo das relações e a celeridade com que podemos ser atropelados pelos fatos exige acompanhamento permanente e capacidade de pronta resposta ou correção de rumos.

As informações devem estar nas mãos de pessoas que tenham afinidade ou sejam atingidas pelo assunto para agilizar a compreensão e encaminhamento da solução, porque só é estratégico quem participa da estratégia.

É uma ferramenta de transparência e confiança que motiva o time, construída com base em seus valores e como eles são apresentados e vividos.

Comunicação estratégica evita que uma vírgula se transforme no ponto final de uma relação.