Cincopes

on 04 junho 2024

PLANEJAMENTO - GERINDO GERAÇÕES

A coexistência de várias gerações no mercado de trabalho, dos Baby Boomers à Alpha, exige que o líder entenda cada uma delas para gerir com excelência. A dificuldade em entender essa nova realidade, impacta na capacidade de motivar e incentivar a equipe.

Convivem a experiência, espírito hippie, longevidade, foco familiar e a ousadia para novos desafios ou recomeços da geração hippie, aquela da Paz e Amor; o espírito individualista, o equilíbrio pessoal e profissional, espírito de equipe e grupo, engajamento político e firmeza da turma do pós guerra, a Geração X; o individualismo, ambição, imediatismo, ansiedade e fortes valores éticos da questionadora e multitarefas dos millennials, a Geração Y e, a que trabalha por prazer, sem preconceitos, criativa, globalista, informada, inclusiva, hiperconectada, impaciente, engajada, empreendedora e nexialista Geração Z.

Cada geração, por mais uniforme que seja em idade, tem seus subgrupos com linguagem e abordagens específicas, motivações e interesses comuns.

Essa coexistência pacífica, produtiva e evolutiva fez com que certas peculiaridades, conceitos e valores de uma geração sejam absorvidas ou adaptadas por outra, tornando tudo ainda mais complexo.

Temos dificuldade em acompanhar mudanças de comportamento e perceber as características geracionais em clientes e sociedade, afinal somos atropelados diariamente por novas estratégias, inovações tecnológicas, metodologias e novidades.

Entender esse comportamento, como se conectam, avaliar seus interesses sociais e econômicos e qual sua visão de mundo pode melhorar nossa percepção para desenhar um cenário futuro.

E devemos nos preparar para conviver com a Alpha, uma geração com acesso a informação maior que todas as gerações anteriores somadas. Eles têm consciência dos desafios ambientais, desigualdade e impactos sociais da política como nenhuma outra. Suas atitudes e ações ostensivas assustam outras gerações, porque conseguem processar com muito mais rapidez e qualidade as informações com as quais lidamos no dia a dia. Sua inteligência está em outro patamar, é assustadora e, também, um desafio às famílias, escolas, governo e sociedade.

E devemos nos preparar para conviver com a Alpha, uma geração com acesso a informação maior que todas as gerações anteriores somadas. Eles têm consciência dos desafios ambientais, desigualdade e impactos sociais da política como nenhuma outra. Suas atitudes e ações ostensivas assustam outras gerações, porque conseguem processar com muito mais rapidez e qualidade as informações com as quais lidamos no dia a dia. Sua inteligência está em outro patamar, é assustadora e, também, um desafio às famílias, escolas, governo e sociedade.

Segundo cientistas e especialistas, os chamados construtores do futuro serão responsáveis pela nova sociedade, mais honesta, cooperativa e com as pessoas reunidas em grupos para atingir objetivos pessoais e coletivos. O desenvolvimento sustentável será sua primeira preocupação, saúde física e mental uma prioridade e a religião será substituída pela fé, pessoal e secundária em sua vida.

As transformações sociais, econômicas e tecnológicas são uma realidade e não devem assustar ou serem menosprezadas por abalar nossas convicções e mexer com nossa zona de conforto.

Já pensou como atrair a atenção e gerar interesse desse pessoal?

Se não, corra, porque eles estão na sua porta.