Cincopes

on 14 junho 2024

PROSA - MEDO E VERGONHA

Nossa representação parlamentar é pra lamentar!

Na área econômica, isenções, subsídios, equalização de juros, fundos setoriais, anistias e financiamento barato é investimento.

Educação, saúde, ciência e assistência social é custo.

No setor social, "valores" são usados para impor vontades.

Autocracia legislativa, conservadorismo retrógrado, uso da lei para impor sua fé, cerceamento dos direitos civis, criminalização da mulher, devastação ambiental, usurpação do tesouro nacional, educação militarizada, juventude estigmatizada, pensamento único, perseguição ideológica, demonização de manifestações religiosas... esses são exemplos sobre as prioridades de nosso legislativo.

Nossos parlamentares conseguem subverter lógicas, negar a ciência e a realidade.

São “homens de bem e de fé” que estão sendo presos por violência sexual e assédio. São seus amigos que estão sendo presos por ligação com o crime. São seus correligionários que estão sendo acusados de desvios de recursos e corrupção. São seus aliados que têm conexões com a milícia. São seus apoiadores que estão presos ou em fuga por tentarem um golpe contra a democracia. São seus parceiros que estão sendo processados por mentiras, calúnias, fake news e monetização criminosa de redes sociais. São seus colegas de partido que, criminosa e ilegalmente, monetizam o mandato. São seus vizinhos de bancada que se comportam de forma não civilizada, quase tribal.

Misturam religiosidade, armamento, crime e falsa ideologia num discurso difuso, confuso e manipulador. Se apoiam em oráculos do divino que chamam de querer o céu, o trono, o paraíso e sentar à direita de Deus Pai, mas criticam os que só querem ver todos com comida na mesa, acesso à educação, saúde, segurança e lazer e chamam isso de pecado e utopia.

Sacripantas que se aproveitam de pessoas em seus momentos de fragilidade, insegurança ou ignorância para dominar suas mentes.

Se você precisa de uma religião para manifestar amor, solidariedade, empatia, afeto, você é mais doente do que aparenta.

Você não é bom por causa de sua religião, você é bom se é humano.

Nas próximas eleições, pense com cuidado ao registrar seu voto. Os bons podem sufocar o mal ou alguém lembra de bol$on@ro fazendo bol$on@arices com essa intensidade e frequência quando tinha ao seu lado no Congresso Nacional homens como Ulisses, Simon, Cristóvão, Jarbas Vasconcelos, Ibsen, Sandra Cavalcanti, Covas, Maluf, ACM, Marina, Lula, Brizola, FHC, Benedita, Francelino Pereira, Saturnino Braga, Darcy Ribeiro, Erundina, Chiarelli, Bisol, Gabeira, Lídice da Mata, Requião, Serra e outros políticos de verdade, independente de ideologia?

Seu voto pode definir se seremos uma democracia laica ou tornaremos realidade a Gilead teocrática, miliciana, castradora e primitiva.

Vergonha por nosso presente, medo por nosso futuro.

Não é momento para se calar, se omitir ou ponderar, nosso futuro está em jogo.