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on 11 junho 2024

PUBLICIDADE - PLANEJAMENTO PARA UMA ESTRATÉGIA CULTURAL

Comentei sobre ESTRATÉGIA CULTURAL NO DIGITAL em artigo recente e fui provocado a falar sobre como montar uma EC para uso em geral, uma vez que a preocupação com atendimento e relacionamento com excelência, pessoal ou virtual, é unânime.

Estratégia Cultural é aprofundar seu conhecimento sobre o cliente, saber como vive, interesses, geolocalização, necessidades, histórico de interação, produtos preferidos, canais de interação e qualquer dado que possa criar uma comunicação assertiva que resulte em laços consistentes e duradouros. Quanto maior e melhor a qualidade dos dados, melhor será seu banco de dados.

O ser humano é político e o consumidor é cultural, tem interesses, opiniões e necessidades fazendo de cada compra um ato político-cultura influenciado por fatos que impactam sua vida. A persona atual é mutante, multifacetada e influenciada pelo meio.

Sempre lembro a história da furadeira em que a pessoa compra porque precisa fazer um buraco, não da furadeira.

Hoje ela ainda precisa fazer o buraco, mas quer uma ferramenta econômica, ergonômica, silenciosa, com acessórios, logística reversa, matéria prima certificada, uso dual, selo verde, política ESG e outras peculiaridades que pesam em sua escolha, mesmo de forma não explícita.

Com uma estratégia cultural, o custo médio operacional e de comunicação diminuem enquanto a fidelidade, número de clientes, presença no mercado, consolidação da marca e novas oportunidades aumentam. No médio prazo, diminui o CAC e aumenta o LTV.

Segue a trilha.

A quem interessa seu produto ou solução

Antes de lançar um produto, conheça seu nicho e o que a concorrência entrega para você apresentar produtos diferenciados, necessários e atraentes. O cuidado com slogan, embalagem, vasilhame, componentes, política e presença social são respostas ao mercado.

Quem compra seu produto

Você sabe para quem vende, mas conhece quem compra? Não raro, pesquisas revelam um cliente diferente do imaginado. A escuta criteriosa faz você conhecer o consumidor, porque nem sempre ele diz o que quer, mas sempre dirá o que não quer. A palavra final é do cliente.

Soluções e ferramentas

Sua estratégia de growth necessita de banco de dados e ferramentas de metrificação. Há inúmeras disponíveis, pesquise e encontrará uma compatível com suas necessidades.

Se preparar para atender com excelência

Conectar não é uma palavra de uso exclusivo no digital. Para ter uma boa conexão prepare ambiente, estrutura e equipe com ergonomia, simpatia e empatia tanto no físico quanto on line.

Fluxo de informações, atendimento e transparência são os pilares do relacionamento. A loja física se torna um ponto de conexão emocional, centro de distribuição (logística é diferencial), de soluções e serviços ao cliente (caixa 24 horas, crédito, resale, logística reversa, parcerias etc).

Estruture parcerias, convênios e promoções conjuntas com empresas do seu ecossistema ou novos parceiros com clientes afins, mas não concorrentes.

Comunicação 360, omnichannel, integrada e convergente.

Entender para atender, ouvir para emocionar, sentir para seduzir.

Através de um bom sistema de comunicação, dê um salto qualitativo do atendimento para o relacionamento, humanizando suas relações com seus interlocutores, internos e externos.

Tenha em mente que autoatendimento ou automação podem melhorar a jornada do cliente e são fontes de informação, não relacionamento.

Estar em todos os lugares não é uma estratégia de presença. Identifique onde está o cliente e trabalhe esses canais com conteúdo interessante, relevante e linguagem clara, simples e leve.

A regra é NÃO TEM CLIENTE PERDIDO. Higienizar, filtrar, organizar, setorizar, regionalizar, classificar, ranquear e montar uma estratégia para manter, ativar e rentabilizar o que você tem. Ouça com atenção o inativo, excelente fonte de pesquisa para conhecer o seu negócio ao entender porque não voltou. Seu cadastro é excelente fonte de receita.

Organizar esse sistema gera um Mapa de Empatia com o histórico do cliente, permitindo apresentar opções de ofertas, promoções e soluções que impactem sua vida ou atendam sua necessidade.

Uma boa estratégia cultural permite se antecipar às necessidades e novidades, porque o diferencial de hoje é o básico de amanhã.