Antes de dar qualquer passo em comunicação, é preciso que você entenda quem você é e qual seu objetivo de comunicação.
Depois, saiba com quem deseja falar e defina uma estratégia cultural para criar um nexo emocional com o cliente. Forneça conteúdos e soluções, sempre atento à linguagem e o perfil de usuário de cada canal.
Redes sociais são aliadas importantes em sua estratégia
de comunicação, ótimas para se relacionar com o mercado. Elas são democráticas, plurais e universais
exigindo atualização constante e
cuidado na estratégia porque pesquisas mostram que os principais motivos para o acesso
às redes são curiosidade, entretenimento e notícias.
O contato inicial
é para apresentação, envolvimento e propósitos. Eventualmente, você pode vender um produto em uma promoção, mas não
se empolgue em suas expectativas. Vendas on
line têm seu próprio tempo para
mostrar resultados, um processo crescente
e gradual. Sua conexão direta para vendas está no seu e-commerce, onde
você vai usar sua tática comercial.
Redes têm vantagens
como custo-benefício, venda direta sem intermediários, alcance, expansão com
baixo custo, segmentação e direcionamento, campanhas com fornecedores e parceiros,
além de fonte de pesquisa de desejos
e necessidades do consumidor.
Foque em contatos positivos e nas reações, curta, responda e compartilhe. O público
entende on line como permanentemente à disposição.
Não se sinta obrigado a estar em todos os canais, identifique os mais
usados e mais efetivos para seu público-alvo e crie uma agenda de exposição e presença com conteúdos e produtos.
Não há resposta
pronta se você perguntar qual a melhor rede. Suas escolhas dependerão de objetivos
comerciais, público-alvo e foco empresarial.
Para aqueles que querem se aprofundar nas redes, além das tradicionais há muitas outras que você pode utilizar com
sucesso. São comunidades B2C segmentadas
como moda, design, bem-estar, construção, perfumaria e outras. Se você trabalha
com B2B ou D2B, também é possível atuar em grupos específicos.
Veicule conteúdos que ajudem no dia a dia, dicas, que facilitem a vida e mostre as vantagens
de seu produto, demonstrando poder, respeito
ao consumidor e inserindo, naturalmente, sua marca, na vida do seu público, um passo importante na fidelização.
A maior parte do conteúdo publicado na web (80%) são compartilhamentos, links e imagens de
banco de dados, canais de notícias ou busca. Isso abre uma excelente oportunidade para você se destacar criando conteúdos próprios e inéditos. Autoria é autoridade, um diferencial que conecta você ao cliente e aumenta as
chances de engajamento e compartilhamento.
Aplique formas para humanizar a relação e criar uma conexão emocional com o cliente como parte de sua estratégia cultural para descobrir
o que ele precisa e captar seu
sentimento.
Há muitas soluções e oportunidades no digital e ela deve estar alinhada com a off line. Ter um setor ou assessoria especializada mostra o cuidado com seu maior patrimônio, sua marca.
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