Cincopes

on 02 abril 2024

PROPAGANDA - ESTRATÉGIA CULTURAL NO DIGITAL

Antes de dar qualquer passo em comunicação, é preciso que você entenda quem você é e qual seu objetivo de comunicação.

Depois, saiba com quem deseja falar e defina uma estratégia cultural para criar um nexo emocional com o cliente. Forneça conteúdos e soluções, sempre atento à linguagem e o perfil de usuário de cada canal.

Redes sociais são aliadas importantes em sua estratégia de comunicação, ótimas para se relacionar com o mercado. Elas são democráticas, plurais e universais exigindo atualização constante e cuidado na estratégia porque pesquisas mostram que os principais motivos para o acesso às redes são curiosidade, entretenimento e notícias.

O contato inicial é para apresentação, envolvimento e propósitos. Eventualmente, você pode vender um produto em uma promoção, mas não se empolgue em suas expectativas. Vendas on line têm seu próprio tempo para mostrar resultados, um processo crescente e gradual. Sua conexão direta para vendas está no seu e-commerce, onde você vai usar sua tática comercial.

Redes têm vantagens como custo-benefício, venda direta sem intermediários, alcance, expansão com baixo custo, segmentação e direcionamento, campanhas com fornecedores e parceiros, além de fonte de pesquisa de desejos e necessidades do consumidor.

Foque em contatos positivos e nas reações, curta, responda e compartilhe. O público entende on line como permanentemente à disposição.

Não se sinta obrigado a estar em todos os canais, identifique os mais usados e mais efetivos para seu público-alvo e crie uma agenda de exposição e presença com conteúdos e produtos.

Não há resposta pronta se você perguntar qual a melhor rede. Suas escolhas dependerão de objetivos comerciais, público-alvo e foco empresarial.

Para aqueles que querem se aprofundar nas redes, além das tradicionais há muitas outras que você pode utilizar com sucesso. São comunidades B2C segmentadas como moda, design, bem-estar, construção, perfumaria e outras. Se você trabalha com B2B ou D2B, também é possível atuar em grupos específicos.

Veicule conteúdos que ajudem no dia a dia, dicas, que facilitem a vida e mostre as vantagens de seu produto, demonstrando poder, respeito ao consumidor e inserindo, naturalmente, sua marca, na vida do seu público, um passo importante na fidelização.

A maior parte do conteúdo publicado na web (80%) são compartilhamentos, links e imagens de banco de dados, canais de notícias ou busca. Isso abre uma excelente oportunidade para você se destacar criando conteúdos próprios e inéditos. Autoria é autoridade, um diferencial que conecta você ao cliente e aumenta as chances de engajamento e compartilhamento.

Aplique formas para humanizar a relação e criar uma conexão emocional com o cliente como parte de sua estratégia cultural para descobrir o que ele precisa e captar seu sentimento.

Há muitas soluções e oportunidades no digital e ela deve estar alinhada com a off line. Ter um setor ou assessoria especializada mostra o cuidado com seu maior patrimônio, sua marca.