“Tu não é qualquer um”, minha mãe e todas as outras.
Somos indivíduos
únicos, grão estelar exclusivo entre centenas de bilhões de seres vivos no
universo. Como não conhecemos todos, tendemos a ter a ideia de que somos
superiores, o suprassumo da criação da natureza.
Ok, vamos dizer que
você está certo! Como isso pode ser vantagem no convívio social, profissional e
familiar?
Não vai ser com egocentrismo, narcisismo, empáfia, soberba, arrogância ou presunção que você colherá a simpatia e a lealdade dos outros.
Definir uma marca
pessoal é uma iniciativa que exige cuidados fundamentais à credibilidade e
consistência de seu projeto.
Ao sentar para
desenhar seu roteiro, há três perguntas que devem nortear seu trabalho. Aonde
quero chegar? Como vou chegar? Porque quero estar lá?
Para aceitar esse
desafio, você deve ter conteúdo e material que sustente sua atuação. Comece
reunindo tudo, organize, leia com atenção e atualize os conteúdos. Sua
constância e capacidade de gerar conteúdos e estratégias interessantes e
pertinentes é que mostrarão quem você é.
Depois dessa
reflexão e organização, monte sua estratégia de exposição cuidando de cinco
áreas fundamentais.
1. Defina UM objetivo – você pode ter
objetivos secundários ou intermediários, mas deve definir um único objetivo final. Essa definição o
fará concentrar energia no que é
realmente importante para atingir
seu objetivo, seja ele captar clientes, buscar oportunidades de negócios,
ampliar sua área de atuação, consolidar sua reputação, ser referência na área ou
outro qualquer.
2. Defina o conteúdo
de sua mensagem. Organize por temas, pertinência, oportunidade e trace uma linha lógica
encadeando os assuntos e as publicações com objetividade e concisão.
3. Crie sua rede – Organize suas
redes sociais mantendo seus canais ativos, atualizados e compartilhados com seu
networking. Administre com técnica as redes sociais fazendo publicações
periódicas, sem excesso, e conteúdo direcionado a cada perfil de usuário. Nem
sempre o que funciona em um é bom no outro. Crie um blog com seu nome ou temática,
preferencialmente com conteúdo autoral e, sempre que possível, participe de
eventos pertinentes.
4. Defina sua
estratégia – Tenha uma rotina de trabalho e prepare com antecedência o material a
ser publicado. O calendário de atualização de cada canal de relacionamento, seja
diária, semanal ou mensalmente, deve ser público e respeitado para que seu
público acesse.
5. Divulgue – A regra é criar,
compartilhar e conectar usando familiares, amigos e contatos com critério. Suas
publicações podem citar ou replicar conteúdos de outros profissionais,
mostrando que você busca sempre o crescimento profissional. Atualize-se
permanentemente.
Lembre-se que
construir uma marca não exige que você abandone sua identidade pessoal. Reserve
tempo para outras leituras, família e lazer. Ao sair do trabalho, abandone o
telefone e o whats app, símbolos de escravidão nos dias de hoje. Seja
disciplinado fora do horário de trabalho e acesse seu email apenas uma vez por
dia e só atenda ligações profissionais se tiver algum trabalho em campo que
exija sua participação pessoal inadiável.
Vivemos um momento extremamente
competitivo e mostrar na sua vida que suas ideias funcionam, ajuda a conquistar
a confiança de seu público.
O trabalho é árduo,
mas se você chegou até aqui é porque decidiu que vale a pena.
Mãos à obra!
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