Cincopes

on 01 abril 2024

PUBLICIDADE - MARCA PESSOAL

 “Tu não é qualquer um”, minha mãe e todas as outras.

Somos indivíduos únicos, grão estelar exclusivo entre centenas de bilhões de seres vivos no universo. Como não conhecemos todos, tendemos a ter a ideia de que somos superiores, o suprassumo da criação da natureza.

Ok, vamos dizer que você está certo! Como isso pode ser vantagem no convívio social, profissional e familiar?

Não vai ser com egocentrismo, narcisismo, empáfia, soberba, arrogância ou presunção que você colherá a simpatia e a lealdade dos outros.

Definir uma marca pessoal é uma iniciativa que exige cuidados fundamentais à credibilidade e consistência de seu projeto.

Ao sentar para desenhar seu roteiro, há três perguntas que devem nortear seu trabalho. Aonde quero chegar? Como vou chegar? Porque quero estar lá?

Para aceitar esse desafio, você deve ter conteúdo e material que sustente sua atuação. Comece reunindo tudo, organize, leia com atenção e atualize os conteúdos. Sua constância e capacidade de gerar conteúdos e estratégias interessantes e pertinentes é que mostrarão quem você é.

Depois dessa reflexão e organização, monte sua estratégia de exposição cuidando de cinco áreas fundamentais.

1. Defina UM objetivo – você pode ter objetivos secundários ou intermediários, mas deve definir um único objetivo final. Essa definição o fará concentrar energia no que é realmente importante para atingir seu objetivo, seja ele captar clientes, buscar oportunidades de negócios, ampliar sua área de atuação, consolidar sua reputação, ser referência na área ou outro qualquer.

2. Defina o conteúdo de sua mensagem. Organize por temas, pertinência, oportunidade e trace uma linha lógica encadeando os assuntos e as publicações com objetividade e concisão.

3. Crie sua rede – Organize suas redes sociais mantendo seus canais ativos, atualizados e compartilhados com seu networking. Administre com técnica as redes sociais fazendo publicações periódicas, sem excesso, e conteúdo direcionado a cada perfil de usuário. Nem sempre o que funciona em um é bom no outro. Crie um blog com seu nome ou temática, preferencialmente com conteúdo autoral e, sempre que possível, participe de eventos pertinentes.

4. Defina sua estratégia – Tenha uma rotina de trabalho e prepare com antecedência o material a ser publicado. O calendário de atualização de cada canal de relacionamento, seja diária, semanal ou mensalmente, deve ser público e respeitado para que seu público acesse.

5. Divulgue – A regra é criar, compartilhar e conectar usando familiares, amigos e contatos com critério. Suas publicações podem citar ou replicar conteúdos de outros profissionais, mostrando que você busca sempre o crescimento profissional. Atualize-se permanentemente.

Lembre-se que construir uma marca não exige que você abandone sua identidade pessoal. Reserve tempo para outras leituras, família e lazer. Ao sair do trabalho, abandone o telefone e o whats app, símbolos de escravidão nos dias de hoje. Seja disciplinado fora do horário de trabalho e acesse seu email apenas uma vez por dia e só atenda ligações profissionais se tiver algum trabalho em campo que exija sua participação pessoal inadiável.

Vivemos um momento extremamente competitivo e mostrar na sua vida que suas ideias funcionam, ajuda a conquistar a confiança de seu público.

O trabalho é árduo, mas se você chegou até aqui é porque decidiu que vale a pena.

Mãos à obra!