Cincopes

on 17 abril 2024

PROSA - MATURIDADE DA MUDANÇA

 O homem chega a maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira”, Friedrich Nietzche

Ao falar em maturidade é preciso dimensionar o significado do termo, porque não é mais apenas uma questão etária. A geração 40+ já não é dona exclusiva da maturidade.

Reconheço a maturidade em jovens com atitude e a imaturidade na inação de veteranos.

A turma + começa a entender que é natural abrir espaço no mercado de trabalho para os jovens, mas sem se obrigar a inatividade ou ao jogo de dominó.

O espírito de inovação e renovação atropela a síndrome de Gabriela exigindo que os profissionais estejam sempre em movimento, buscando novidades e novos desafios.

A vida lhe deu ferramentas excepcionais para recomeços como experiência, maturidade psicológica, conhecimento horizontal, trato social, flexibilidade e adaptabilidade. Você se tornou um nexialista.

Você pode começar uma nova carreira, mentorar, empreender, ser conselheiro ou simplesmente ficar em casa e ter a tecnologia como aliada para criar canais de comunicação com o mundo para distribuir conhecimento.

Atualize suas competências, torne suas habilidades essenciais e faça de suas atitudes seu marketing. É hora de você dar significado a elas e transforma-las em satisfação pessoal.

Faça um apanhado de seus conhecimentos e você vai se surpreender do quanto sabe, porque a rotina e os processos nunca lhe permitiram usar a totalidade do conhecimento adquirido.

Está começando uma carreira? Prepare-se desde já, chegue a maturidade quando ela chegar.

Tenha autoconhecimento, pratique o long life learn, cultive e aproveite seu networking, conecte-se com consciência, seja flexível, tenha paixão, paciência e não seja nostálgico.

Aproveite o ócio, curta a família, trabalhe despreocupado, valorize amizades, encontre amigos, tenha grupos sociais com afinidades esportivas ou culturais, leia, se informe e aprenda sempre.

É hora de você fazer o que realmente gosta, do que se alinha com seus valores e lhe cai bem, uma transição para o futuro com planejamento, sem abandonar o passado ou negar o presente.

Em minha vida, sintetizo Nietzche, uso minha maturidade para ser um moleque com propósito.