Cincopes

on 23 fevereiro 2024

PLANEJAMENTO - COLHER, PÁ E PRIORIDADES

Vendedores de “cursinhos” pregam sobre lucro acima de tudo e o máximo sacrifício pessoal.

O radicalismo não tem mais espaço em um mundo que deixou de ser binário. Nem em finanças essa regra ainda tem valor. Contexto, cenários, geopolítica e gestão de pessoas são fundamentos e variáveis com peso importante nas decisões.

A perenidade de uma empresa se sustenta sobre duas bases - sustentabilidade e rentabilidade. Lucro sem rentabilidade é gerar de colher e consumir com pá. Rentabilidade sem sustentabilidade é corrida de 100 metros enquanto a concorrência se prepara para uma maratona.

Construir uma empresa é percorrer um caminho tortuoso e incerto por anos, décadas. Você sempre deve estar preparado para mudar, aprender, desaprender, superar, organizar, liderar e tomar decisões sobre pressão.

Rentabilizar o negócio é a prioridade universal, mas convém ter metas de curto, médio e longo prazo, cada uma com sua prioridade.

Muito empresário vê sua vida como prioridade, usando a empresa como alavanca - mistura o caixa, desvio de finalidade, exposição pública, interesses políticos e outras atitudes prejudicam o negócio. Arrumar sua vida desarruma a empresa, muitas vezes, sem volta. Assim como a empresa, sua vida é construída no longo prazo, não dá para pular etapas.

Pensar que se dedicar 24 horas ao negócio trará resultados mais rápido é um engano que pode trazer problemas pessoais, gerenciais e atrasar a evolução da empresa. Tudo tem um tempo.

E o autoconhecimento é importante para buscar experientes, conhecimento e montar uma equipe que ajude na construção de seu sonho. Ninguém sabe tudo, ninguém pode tudo, ninguém faz tudo.

E o sacrifício nunca é apenas pessoal, impacta colaboradores, família, amigos e sua saúde.

Viver o trabalho não permite que você viva a sua vida.

Tudo a seu tempo e com seu valor, alguns com colher, outros com.

Sacrifício é dor.

Dedicação é resultado.