Seu produto é bom? Então merece uma vitrine atraente, bem-humorada, interativa e rentável.
Live commerce ou live shopping é um canal de vendas virtual direta com transmissão ao vivo, sob o comando de um apresentador ou um influencer. É uma forma de motivar a compra ao demonstrar qualidades do produto, promover diferenciais e as vantagens manuseando ou mostrando o produto. E, também, uma boa estratégia de branding.
A China é líder disparada em live
commerce e os apresentadores, chamados de KOL (Key Opinion Leaders) e os influencers, conhecidos como Wanghong (estrelas da internet) são
personalidades influentes construindo uma relação de confiança e um
relacionamento quase pessoal.
Geralmente, os KOLs são especialistas
em nicho (moda, pet, tecnologia, bem-estar etc) e os Wanghong usam seu prestígio pessoal para recomendar e
vender qualquer produto.
Projeções futuras apontam para um cenário de crescimento e sucesso do
live commerce como canal de vendas em
todo o mundo.
A ideia, antes restrita aos canais de tv por assinatura (Polishop e
Shoptime) e YouTube, explodiu com a pandemia. Seu grande sucesso nas redes sociais,
fez surgir várias features com
tecnologia e meios de pagamento para live
streaming.
Ele gera bons resultados se for estruturado como um programa de variedades leve e divertido, onde a compra faz parte do
espetáculo. Bom humor,
promoções-relâmpago, ofertas exclusivas, interatividade, lançamento de produtos
são ganchos que podem ser usados para mobilizar
a audiência e motivar a compra.
No Brasil, a tendência de usar redes sociais é predominante, mas os
canais próprios podem ser uma boa maneira de engajar na sua página ou num canal exclusivo com acesso restrito, criando um sentimento de exclusividade no cliente.
Outra vantagem é a personalização.
Se o canal estiver conectado ao seu banco de dados, as informações sobre o cliente
podem permitir experiências personalizadas
e exclusivas, aumentando a média de conversão.
Com a descontinuação dos cookies de terceiros, essa é uma ótima ferramenta para
ampliar, higienizar e melhorar a
qualidade de seu cadastro.
A live pode envolver mais de
um canal, sendo transmitida pelas
redes e o canal de vendas ser o e-commerce
da empresa usando o checkout e o meio de pagamento da loja on line.
Use sua loja física para retirada do produto e aproveite para ações
diretas de relacionamento, repercutindo a venda e prolongando a satisfação do
cliente.
Resumindo, live commerce é uma
excelente forma de entender, satisfazer, fidelizar, capitalizar e
monetizar seu banco de dados e aumentar suas vendas com segurança e
rentabilidade.
É um presente com grande futuro.
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