Cincopes

on 20 fevereiro 2024

PROPAGANDA - LIVE COMMERCE

Seu produto é bom? Então merece uma vitrine atraente, bem-humorada, interativa e rentável.

Live commerce ou live shopping é um canal de vendas virtual direta com transmissão ao vivo, sob o comando de um apresentador ou um influencer. É uma forma de motivar a compra ao demonstrar qualidades do produto, promover diferenciais e as vantagens manuseando ou mostrando o produto. E, também, uma boa estratégia de branding.

A China é líder disparada em live commerce e os apresentadores, chamados de KOL (Key Opinion Leaders) e os influencers, conhecidos como Wanghong (estrelas da internet) são personalidades influentes construindo uma relação de confiança e um relacionamento quase pessoal.

Geralmente, os KOLs são especialistas em nicho (moda, pet, tecnologia, bem-estar etc) e os Wanghong usam seu prestígio pessoal para recomendar e vender qualquer produto.

Projeções futuras apontam para um cenário de crescimento e sucesso do live commerce como canal de vendas em todo o mundo.

A ideia, antes restrita aos canais de tv por assinatura (Polishop e Shoptime) e YouTube, explodiu com a pandemia. Seu grande sucesso nas redes sociais, fez surgir várias features com tecnologia e meios de pagamento para live streaming.

Ele gera bons resultados se for estruturado como um programa de variedades leve e divertido, onde a compra faz parte do espetáculo. Bom humor, promoções-relâmpago, ofertas exclusivas, interatividade, lançamento de produtos são ganchos que podem ser usados para mobilizar a audiência e motivar a compra.

No Brasil, a tendência de usar redes sociais é predominante, mas os canais próprios podem ser uma boa maneira de engajar na sua página ou num canal exclusivo com acesso restrito, criando um sentimento de exclusividade no cliente.

Outra vantagem é a personalização. Se o canal estiver conectado ao seu banco de dados, as informações sobre o cliente podem permitir experiências personalizadas e exclusivas, aumentando a média de conversão. Com a descontinuação dos cookies de terceiros, essa é uma ótima ferramenta para ampliar, higienizar e melhorar a qualidade de seu cadastro.

A live pode envolver mais de um canal, sendo transmitida pelas redes e o canal de vendas ser o e-commerce da empresa usando o checkout e o meio de pagamento da loja on line.

Use sua loja física para retirada do produto e aproveite para ações diretas de relacionamento, repercutindo a venda e prolongando a satisfação do cliente.

Resumindo, live commerce é uma excelente forma de entender, satisfazer, fidelizar, capitalizar e monetizar seu banco de dados e aumentar suas vendas com segurança e rentabilidade.

É um presente com grande futuro.