Entre os termos estrangeiros usados largamente no meio empresarial, BRANDING, na falta de uma tradução literal, em bom português, quer dizer, CUIDADO COM SUA MARCA.
Marca é o maior patrimônio de uma empresa e o cuidado na sua construção e gestão estratégica é a base para o seu crescimento, valorização e consolidação no mercado. A gestão competente a transforma em desejada, relevante e positiva na mente das pessoas. E seus produtos viram objetos de desejo.
Para atingir esse nível de reputação, você precisa respeitar alguns
passos.
Identidade: Seu logotipo é apenas a representação
gráfica da marca, importante para sinalizar sua presença. Ela só é marcante se seus valores e propósitos viverem na mente das pessoas.
Você não é qualquer um: Todas as
mães, em sua sabedoria, dizem isso. Não há setor que não seja competitivo
e é preciso valorizar diferenciais em produtos ou serviços. Destaque-se diversificando, criando oportunidades
e ofertas de forma eficaz.
Atender esse novo consumidor mais consciente
é uma boa oportunidade para se destacar
baseado na qualidade, atendimento e relacionamento.
Confiança e credibilidade: O
consumidor quer segurança quanto ao
produto e seus dados pessoais. Um
relacionamento franco e honesto gera cliente confiante e replicador
da marca, criando uma cadeia exponencial positiva com novos clientes,
mercados e fãs. Sua missão, visão e valores valem pelas atitudes, não
pelo quadro na parede. Não basta parecer, tem que ser.
Comunicação: Seja direto
e objetivo em sua comunicação interna e externa. O sucesso da mensagem
está na facilidade com que é compreendida e na verdade que
transmite. O alinhamento do discurso, do board até a porta de entrada da empresa, deve ser total. E branding
é uma ação permanente para manter a mensagem original sempre viva
e atualizada.
Num mercado competitivo é
natural a variedade de fornecedores
de produtos/serviços e branding é o principal
motivo que justifica a opção por seu
produto e direciona as preferências
do consumidor.
Você é afetado pelo
branding mesmo sem notar, seja ele ostensivo ou sutil.
Produtos são feitos em fábricas, marcas são construídas na mente.
Emoticon Emoticon