Cincopes

on 27 fevereiro 2024

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Seu banco é roxo, amarelo, laranja ou vermelho?

Você é impactado por centenas de marcas diariamente e é capaz de reconhecê-las apenas pela forma, cor ou slogan, sem precisar visualizar o logotipo.

Como isso é possível se você tem dificuldades pra decorar textos, fórmulas e senhas?

Marcas não acontecem “sem querer”, são fruto de uma longa trajetória que passa por inclusão, design, divulgação, atualização até se consolidar e alcançar a construção no imaginário da mente do consumidor.

Elas se tornam vivas ao serem entendidas como personificação de propósitos que tocam sua vida e provocam sentimentos positivos.

Se perpetuam com um trabalho consistente de branding e um esforço de comunicação na mobilização de stakeholders em torno de um único objetivo, a imagem real ser fiel a imagem projetada.

Na evolução da comunicação – massiva, personalizada até as comunidades, os parâmetros mudaram.

Métricas como alcance, direcionamento e contexto sucumbiram diante das novas formas de organização social e mudança de hábitos do consumidor. Na era das comunidades, a gestão do relacionamento deve mensurar eficiência, contexto e influência para entender qual o nível do impacto causado no cliente e no mercado.

Se você diz que é, faça. Se você defende, pratique. Se você mostra como é, viva.

Ser a favor da diversidade e inclusão e ter um time homogêneo, não conta ponto. Se você diz que respeita o cliente e seu SAC é só para anotar recados, não conta ponto.

A comunicação massiva tem se mostrado cara, exigindo um maior cuidado na análise dos dados para criar uma estratégia efetiva com melhoria constante e contínua.

Se você está iniciando, não exija resultados imediatos. Sua marca tem uma presença incipiente, mas pode trabalhar para que ela tenha uma trajetória de consolidação sem se afastar dos propósitos e valores que você pratica e compartilha.

Todos as grandes já foram pequenas. Todas as conhecidas já foram desconhecidas. Todos os logos já foram atualizados.

Entenda sua evolução, atualize seus propósitos, engaje com seu público e não tema experimentar. Sua marca vai amadurecer num processo seguro quando você entender como ela é percebida e como agrega valor ao seu produto. Assim, sua estratégia comercial se alinhará ao branding e, juntos, criarão uma conexão efetiva com o cliente.

Sua marca é única e seu cliente deve se sentir único pra você.