Cincopes

on 07 maio 2024

PLANEJAMENTO - ERRO, RISCO E TRAGÉDIA ANUNCIADA

O desastre que se abateu sobre o Rio Grande do Sul deve servir de lição ao empreendedor.

TODOS os níveis do estado - município, estado e união - têm parcela de culpa por negligência, omissão e incúria. Fizeram a opção de pagar pra ver e a população é que sofreu o impacto de sua decisão.

Especialistas avisaram com anos de antecedência, relatórios foram feitos, estudos apresentados, os desastres de 2023 deram uma amostra, mas nada foi suficiente para fazer os governantes tomarem uma atitude preventiva ou preparar uma estrutura para atender uma tragédia. Ao contrário, cortaram verbas, flexibilizaram regras, menosprezaram o assunto. Alguns, negam a mudança climática.

Falta de planejamento, não definir prioridades, processos ineficientes, negação de riscos, custos mal dimensionados, otimismo exagerado, pular etapas, equipe homogênea e ego no comando são erros que não podem ser cometidos por um empreendedor.

Antes de empreender, tenha em mente que, no Brasil, o custo da oportunidade é muito alto.

Além das dificuldades naturais de mercado, concorrência e capital, você enfrentará a carga tributária, burocracia, monopólios, oligopólios e altos custos financeiros.

Nesse cenário incerto e desafiador, o erro e o risco são componentes comuns que você pode mitigar tomando alguns cuidados.

Ao dimensionar seu sonho, dê um passo de cada vez e entenda que é preciso tempo para o negócio amadurecer e atingir o seu máximo potencial produtivo e de mercado. Lembre-se da Curva de Greiner (em meu blog, dividi o tema em seis artigos para melhor compreensão (https://shre.ink/Cincopes) e não queime etapas.

Começar pequeno faz seus erros serem pequenos. Aumente a intensidade após entender o caminho e garantir nenhum ou pouco risco.

Ao montar sua equipe, busque profissionais para solucionar problemas, alinhados aos seus interesses. Aprender a reconhecer seus próprios limites, ter capacidade de buscar ajuda ou apoio e montar uma equipe multidisciplinar ágil, horizontal e com inteligência fluida fará seu negócio se consolidar mais depressa.

E o tempo vai lhe proporcionar algo fundamental, vivência, porque você só conhece as variáveis depois de viver o negócio. Por mais dicas, manuais e e-books que você acesse, só o andar da carroça acomoda as melancias.

Os métodos tentativa e erro ou viver a cultura do erro não significam assumir mais riscos.

E finalmente, pouco ego, pouco risco.

Que a tragédia sirva pelo menos para que empreendedores, empresários e gestores públicos aprendam que em gestão nenhum ponto deve ser menosprezado.