Cincopes

on 28 maio 2024

PUBLICIDADE - CRIE SEU INFLUENCER

O marketing de influência é uma prática comum para influenciar comportamentos e decisões de compra.

Os vários tipos de influencersnet influencers, nanoinfluencers, markinfluencers, digital influencers e iainfluencers são variações do mesmo tema, com o uso da imagem de produtores de conteúdo, reais e virtuais, na promoção de produtos, serviços e marcas.

Parâmetros de escolha como prestígio, respeitabilidade, credibilidade, custo, criatividade, número de seguidores e alcance são difíceis de aferir e um erro de avaliação pode pôr em risco a imagem e reputação da empresa por um comentário sem a resposta adequada ou infrações legais/criminosas, como alguns exemplos que temos notícias.

Você pode diminuir esse risco criando sua própria rede de influencers baseada na estratégia cultural aplicada com seus clientes.

Seus intrainfluencers são escolhidos entre replicadores, populares, membros de grupos ou comunidades, testers ou aqueles com bom histórico de interação com a marca ou empresa.

Você pode descobrir e incentivar potenciais perfis e ajudar na sua estruturação, treinamento, impulsionamento, monetização e divulgação para que a comunicação seja alinhada com seus valores e propósitos.

A maioria das decisões de compra é baseada em recomendação de familiares e amigos.  A segunda fonte de informações é o influenciador que transforma respeitabilidade e intimidade em sedução que induz ao consumo. Podem ser celebridades, analistas políticos, formadores de opinião, orientadores religiosos, ambientalistas, gurus de estilo de vida, gastronomia e outros. Eventualmente, falam sobre mais de um assunto e, às vezes, o tema é ele mesmo.

Para entender a dimensão de seu poder, atualmente, quase 70% dos internautas seguem um perfil e mais da metade das compras on line são indicadas por influenciadores.

Ao criar seus intrainfluencers, você pode selecionar com critérios mais seguros, ter filtros permanentes via NPS, controle sobre a personagem, segurança, confiança e criar ações específicas de acordo com a respeitabilidade, área de influência e desempenho do perfil.

Ele deve ter reconhecida identidade com a marca, pode ter campanhas permanentes, é um canal próximo com o consumidor e serve de filtro na disseminação ou captação de informações. Seu poder de comunicação pode se manter por longo período.

Seu ecossistema beneficiando clientes preferenciais, gerando renda e movendo a economia compartilhada e criativa com vantagens para todos.

Grandes marcas como Amazon, Magalu e Boticário já usam essa estratégia com sucesso.

Em nível mundial, agências lançaram personagens hiper-realistas criados por inteligência artificial, com nome, personalidade, rotina e perfil monetizado nas redes como Aitana Lopez, da agência espanhola, Clueless.

O jornal Financial Times analisou um anúncio feito por um influenciador artificial e o comparou com uma campanha tradicional para a marca H&M e constatou que o alcance de público foi 11 vezes maior e teve um custo 91% menor por pessoa que lembrou do anúncio.

A vantagem dos intrainfluencers é a viabilidade para qualquer segmento e independe do tamanho ou mercado da empresa, com custo compatível à sua realidade.

Bora, influenciar!