Cincopes

on 22 maio 2024

PLANEJAMENTO - O AMBIENTE NO MEIO DOS NEGÓCIOS

 “Shit happens”, Forrest Gump

A natureza se reorganiza, cobrando o espaço tomado pelo homem. O clima varia, águas retomam seu leito original, ventos migram, ondas de calor castigam aonde nunca chegaram, mares cobram a fatura, geleiras somem e a vegetação mostra sua resiliência ressurgindo tão logo a deixem prosperar com naturalidade.

As empresas precisam ter em mente que o clima é fator importante na definição de sua estratégia, impacta sua cadeia de fornecedores, bem-estar dos funcionários, a vida do consumidor e apetite de investidores.

O trauma pelo qual passa a população gaúcha com milhões de atingidos, milhares de desabrigados, centenas de mortes, além do profundo abalo social, derrubou as perspectivas econômicas do Estado e TODAS as empresas terão que realinhar seu planejamento e, infelizmente, algumas não sobreviverão.

A reação das empresas gaúchas pode servir de exemplo aos gestores do restante do país.

Cuidado com o meio ambiente, planos de contingência e responsabilidade social são presenças prioritárias no planejamento, pois fatores climáticos não estão sob seu controle.

Mitigar os efeitos dos eventos extremos, enfrentar seu impacto e ter uma estratégia para o day after devem ser previstas, ensaiadas, discutidas e atualizadas permanentemente. A demora na retomada das operações pode significar a diferença entre sobreviver e sucumbir.

Os custos com seguro, segurança, meio ambiente, logística e reserva para imprevistos encarecerão o custo. A localização da empresa, supply chain, centros de distribuição, infraestrutura de segurança, sistemas de engenharia de contenção e alarme, horizontalização ou verticalização da produção, apoio aos sistemistas, perfil dos representantes, mercado e política de expansão serão foco de análise mais profunda. Os colaboradores precisarão de treinamento e educação para enfrentar eventuais problemas, tanto profissional quanto em sua vida familiar. E a atuação comunitária da empresa será importante, porque seu negócio também é cuidar dos seus clientes e da comunidade.

Sua capacidade de reação, envolvimento comunitário, superação de obstáculos e compromisso com a sustentabilidade são valores que impactam sua imagem e reputação.

Internamente, boas medidas preventivas resultam em redução de risco, melhoram a eficiência operacional, aumentam a confiança dos trabalhadores, dão segurança aos investidores, significam crédito com taxas diferenciadas e dão competitividade à empresa.

Agora é superar e depois, prevenir para sobreviver, porque aos efeitos climáticos extremos passam a ser um risco presente às empresas.

O meio ambiente entrou no meio do seu negócio.

Lembro do meu instrutor no exército que dizia que o infante é superior ao tempo.

Agora, somos todos infantes!