Cincopes

on 14 maio 2024

PROPAGANDA - LEI DA ATRAÇÃO

Realidades mudam e a sobrevivência está em se adaptar rapidamente à elas.

A tática de encontrar o cliente foi substituída pela atração do cliente.

Essa mudança forçou as empresas a direcionarem o foco da comunicação para entender qual diferencial motiva o consumidor a escolher sua marca ao invés do concorrente.

Uma estratégia bem direcionada e aplicada com eficácia pode ampliar de forma exponencial seu campo de atração. A velha comunicação em massa ou horizontal foi superada pela comunicação baseada em uma estratégia cultural que personifique o pensamento do seu nicho.

Identificar esse nicho e segmentar suas variantes cria uma corrente que potencializa a atração de outros públicos por replicação ou indicação, seja  de familiares ou círculo de relacionamento. O boca-a-boca se transforma numa forte linha de ação para retenção e incremento do número de clientes porque nem todo mundo é seu público-alvo, mas todos são clientes potenciais.

Conectado com o público, transforme sua comunicação numa fonte permanente de conteúdos e oportunidades que façam sua lembrança e importância estar sempre presente na vida e na mente do cliente.

Ações personalizadas, diferenciadas e impactantes são pontos fundamentais no processo de atração do consumidor, principalmente aquele que não é seu cliente ou não consome produtos/serviços do seu segmento de mercado.

Use as falhas da concorrência, vazios de mercado e ações de oportunidade para criar soluções para seus clientes potenciais, seja conteúdo útil, gratuito ou degustação. Sua presença em momento de necessidade é uma maneira de conquistar sua preferência e admiração.

Não flexibilize quanto aos seus princípios e valores, demonstrando de forma concreta sua atitude, seriedade, qualidade e cuidado com a marca. Não basta dizer, tem que ser e comprovar. Um deslize pode colocar por terra o trabalho de anos na consolidação de sua história.

Aproveite cada ponto de contato potencial, seja presencial ou digital. Esteja presente em todos os canais onde pode estar seu cliente ou consumidor. Escolha suas redes sociais com critério e as mantenha atualizadas porque é o primeiro lugar onde o cliente busca informações após indicações ou pesquisas on line. Seu site deve ser uma fonte de informações que ateste sua história, compromissos e credibilidade.

Sua estratégia de exposição é o primeiro atrativo para chamar a atenção do cliente.

Hoje, o homem-sanduíche, a placa na porta, a vitrine, anúncio no jornal, o spot de rádio e o locutor na calçada têm a companhia da internet. Os tradicionais cuidam do cliente que passa em frente a sua loja e os digitais atraem aquele que pode estar em qualquer lugar do mundo.

Ver, ouvir, sentir, agir e ter objetivos são os princípios da lei da atração.