Realidades mudam e a sobrevivência está em se adaptar rapidamente à elas.
A tática de encontrar o cliente foi substituída pela atração do cliente.
Essa mudança forçou as empresas a direcionarem o foco da comunicação para entender qual diferencial motiva o
consumidor a escolher sua marca ao
invés do concorrente.
Uma estratégia bem direcionada e aplicada com eficácia pode ampliar de forma exponencial seu campo de atração. A velha comunicação em massa ou horizontal foi superada pela comunicação baseada em uma estratégia cultural que personifique o pensamento do seu nicho.
Identificar esse nicho e segmentar suas variantes cria uma
corrente que potencializa a atração de outros públicos por replicação ou
indicação, seja de familiares ou círculo
de relacionamento. O boca-a-boca se transforma numa forte linha de ação para retenção e incremento do número de clientes porque nem todo mundo é seu
público-alvo, mas todos são clientes
potenciais.
Conectado com o público,
transforme sua comunicação numa fonte
permanente de conteúdos e oportunidades que façam sua lembrança e importância estar sempre presente na vida e na mente do cliente.
Ações personalizadas, diferenciadas e impactantes são pontos fundamentais no processo de atração do
consumidor, principalmente aquele que não é seu cliente ou não consome
produtos/serviços do seu segmento de mercado.
Use as falhas da concorrência,
vazios de mercado e ações de oportunidade para criar
soluções para seus clientes potenciais, seja conteúdo útil, gratuito ou
degustação. Sua presença em momento
de necessidade é uma maneira de conquistar
sua preferência e admiração.
Não flexibilize quanto aos seus princípios
e valores, demonstrando de forma
concreta sua atitude, seriedade, qualidade e cuidado com a marca. Não basta
dizer, tem que ser e comprovar. Um deslize pode colocar por
terra o trabalho de anos na consolidação de sua história.
Aproveite cada ponto de contato
potencial, seja presencial ou digital. Esteja presente em todos os canais onde pode estar seu cliente ou
consumidor. Escolha suas redes sociais com critério
e as mantenha atualizadas porque é o primeiro lugar onde o cliente busca informações após indicações ou
pesquisas on line. Seu site deve ser uma fonte de informações
que ateste sua história, compromissos e credibilidade.
Sua estratégia de exposição é
o primeiro atrativo para chamar a atenção do cliente.
Hoje, o homem-sanduíche, a placa na porta, a vitrine, anúncio no jornal,
o spot de rádio e o locutor na calçada têm a companhia da internet. Os tradicionais
cuidam do cliente que passa em frente a sua loja e os digitais atraem aquele
que pode estar em qualquer lugar do mundo.
Ver, ouvir, sentir, agir e ter objetivos são os princípios da lei da atração.
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