Cincopes

on 18 maio 2024

POLÍTICA - ELEIÇÕES 2024, O TREM DA ESPERANÇA JÁ PARTIU

2024 passa a mil e o calendário mostra que a hora da esperança está próxima.

Para o eleitor, a esperança de votar corretamente e sua vida melhorar.

Para os candidatos, a esperança de se eleger e colocar seus planos em prática.

Muitos detalhes a resolver, diversas pendências, busca por recursos e apoios, compromissos, ajustar equipe... tudo muito rápido, ao mesmo tempo, para ontem!

E agora, José?

Em primeiro lugar, esteja pronto para as pequenas e grandes dores de cabeça que virão. Organize sua vida pessoal e prepare-se, física e mentalmente, para uma jornada intensa e cansativa.

Em segundo, entenda a legislação e as regras para dimensionar com clareza sua estratégia e necessidade de recursos. Sem dinheiro, nem comece porque pior que perder é sair de uma eleição menor do que entrou.

Em terceiro, respeite o calendário. Se você não estava pronto em abril, suas dificuldades serão enormes. A pressa é péssima conselheira, o curto prazo aumenta o custo e a comunicação, difusão e convencimento, se torna muito difícil. É muito a fazer e a dizer em pouco tempo.

Entenda o contexto em que acontecerá a disputa. Os pontos fortes de seu principal adversário, o potencial dos concorrentes, círculo de apoio material, de infraestrutura e de recursos e, a parte mais dolorosa, sua autocrítica e autoconhecimento como figura pública. Nem sempre o melhor pai, mãe, amigo (a) ou político (a) é o melhor candidato. Ou não é o momento.

Feito isso, defina o discurso, reflita sobre o que o trouxe até aqui, ajuste conteúdo e forma, com cuidado. Temas sensíveis como diversidade, inclusão, equidade e meio ambiente precisam estar na campanha e há inúmeras formas de abordar os temas, respeitando a visão de mundo do eleitor. Se as duas estiverem alinhadas e você ficar confortável no debate, já é um grande passo. Agregue princípios sustentáveis, fazendo uma campanha carbono zero, por exemplo.

As campanhas estão cada vez mais interativas, transparentes, democráticas e não há campanha sem tecnologia. Se arme com ferramentas de controle, monitoramento, análise, gestão, pesquisa e comunicação.

Você precisa de arte na criação e técnica no planejamento. Não adianta ter a campanha mais bonita, visual impactante e presente, focada, slogan “matador”, jingle envolvente, melhor discurso e falar no palanque errado.

Google e Twitter informaram que não aceitarão anúncios eleitorais, o que exigirá análise e pesquisa criteriosa para dimensionar custos e estratégia para entender as taxas de engajamento, conversão e melhor experiência digital do eleitor.

Há diferentes caminhos para o sucesso e o seu não precisa ser o mesmo do concorrente.

Metas devem ser definidas e respeitadas, rotinas seguidas, responsabilidades coordenadas, custos administrados e recursos canalizados ao que é prioritário.

Pare e pense!

Gerencie agenda e contatos sem atropelo, sem conflitos. Sua comunicação deve ser constante e eficaz. Fique atento, sempre tem algo para ser feito ou melhorado.

Tenha uma linha de evolução da campanha clara e atinja os pontos determinados no prazo estabelecido. O eleitor não deve amadurecer seu voto antes ou depois da hora.

Organize os dados, segmente seus eleitores e a população em grupos socioeconômicos e trabalhe na qualidade e confiabilidade das informações.

Use ações de convencimento para os eleitores médio e ideológico, e a persuasão ao relutante ou omisso.

Na era dos relacionamentos, o atendimento ao cidadão e as relações pessoais serão mais importantes do que nunca. Diálogo é fundamental, é preciso mais ouvir do que falar.

A campanha não acontece mais apenas no horário comercial, ela é dinâmica nas 24 horas do dia e em diferentes meios físicos e digitais.

Respostas automáticas não convencem e se você não tiver a resposta, provavelmente seu adversário terá.

Busque as metas traçadas, gerencie e mobilize desde o primeiro instante. Não deixe para a última hora, será tarde demais ou muito caro.

O planejamento é o mais importante instrumento para organizar sua estratégia de trabalho. Vislumbre-se no futuro e descreva o caminho a percorrer para chegar lá com sucesso.

E como fazer tudo isto? Com trabalho, organização e foco. Utilize técnicas eficazes, escute sua equipe e população, contrate um especialista. Ajuda sempre é bem-vinda já que ninguém, sozinho, sabe tudo.

Boa eleição!