2024 passa
a mil e o calendário mostra que a
hora da esperança está próxima.
Para o eleitor, a esperança de votar
corretamente e sua vida melhorar.
Para os candidatos, a esperança de se eleger e
colocar seus planos em prática.
Muitos detalhes a resolver, diversas
pendências, busca por recursos e apoios, compromissos, ajustar equipe... tudo
muito rápido, ao mesmo tempo, para ontem!
E agora, José?
Em primeiro
lugar, esteja pronto para as pequenas e grandes dores de cabeça que virão. Organize sua vida pessoal e prepare-se, física e mentalmente, para uma jornada intensa e cansativa.
Em segundo,
entenda a legislação e as regras
para dimensionar com clareza sua estratégia e necessidade de recursos. Sem dinheiro, nem comece porque pior que
perder é sair de uma eleição menor
do que entrou.
Em terceiro,
respeite o calendário. Se você não
estava pronto em abril, suas dificuldades serão enormes. A pressa é péssima conselheira, o curto prazo
aumenta o custo e a comunicação, difusão e convencimento, se torna muito difícil.
É muito a fazer e a dizer em pouco tempo.
Entenda o contexto em que acontecerá a disputa.
Os pontos fortes de seu principal adversário, o potencial dos concorrentes,
círculo de apoio material, de infraestrutura e de recursos e, a parte mais
dolorosa, sua autocrítica e
autoconhecimento como figura pública. Nem sempre o melhor pai, mãe, amigo (a) ou
político (a) é o melhor candidato. Ou não é o momento.
Feito isso,
defina o discurso, reflita sobre o
que o trouxe até aqui, ajuste conteúdo e forma, com cuidado. Temas sensíveis como diversidade, inclusão,
equidade e meio ambiente precisam estar na campanha e há inúmeras formas de
abordar os temas, respeitando a visão de mundo do eleitor. Se as duas estiverem
alinhadas e você ficar confortável
no debate, já é um grande passo. Agregue princípios sustentáveis, fazendo uma campanha carbono zero, por exemplo.
As
campanhas estão cada vez mais interativas, transparentes,
democráticas e não há campanha sem tecnologia. Se arme com ferramentas de controle, monitoramento, análise, gestão, pesquisa e
comunicação.
Você
precisa de arte na criação e técnica no planejamento. Não adianta
ter a campanha mais bonita, visual impactante e presente, focada, slogan
“matador”, jingle envolvente, melhor discurso e falar no palanque errado.
Google
e Twitter informaram que não aceitarão anúncios eleitorais, o que exigirá
análise e pesquisa criteriosa para dimensionar
custos e estratégia para entender as taxas de engajamento, conversão e melhor experiência digital do eleitor.
Há
diferentes caminhos para o sucesso e
o seu não precisa ser o mesmo do concorrente.
Metas devem
ser definidas e respeitadas, rotinas seguidas, responsabilidades coordenadas, custos
administrados e recursos canalizados ao que é prioritário.
Pare e
pense!
Gerencie
agenda e contatos sem atropelo, sem conflitos. Sua comunicação deve ser constante
e eficaz. Fique atento, sempre tem
algo para ser feito ou melhorado.
Tenha
uma linha de evolução da campanha
clara e atinja os pontos determinados no prazo estabelecido. O eleitor não deve
amadurecer seu voto antes ou depois
da hora.
Organize os dados, segmente seus eleitores e a população em
grupos socioeconômicos e trabalhe na qualidade e confiabilidade das informações.
Use
ações de convencimento para os eleitores
médio e ideológico, e a persuasão ao
relutante ou omisso.
Na era dos relacionamentos, o
atendimento ao cidadão e as relações pessoais serão mais importantes do que
nunca. Diálogo é fundamental, é
preciso mais ouvir do que falar.
A
campanha não acontece mais apenas no horário comercial, ela é dinâmica nas 24 horas do dia e em diferentes
meios físicos e digitais.
Respostas
automáticas não convencem e se você
não tiver a resposta, provavelmente seu adversário terá.
Busque as metas
traçadas, gerencie e mobilize desde o primeiro
instante. Não deixe para a última hora, será tarde demais ou muito caro.
O
planejamento é o mais importante instrumento para organizar sua estratégia de trabalho.
Vislumbre-se no futuro e descreva o caminho a percorrer para chegar lá com
sucesso.
E como
fazer tudo isto? Com trabalho, organização e foco. Utilize técnicas eficazes, escute sua equipe e população, contrate um especialista. Ajuda sempre é bem-vinda
já que ninguém, sozinho, sabe tudo.
Boa eleição!
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